quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sentido da existência

Já questionaram a vossa existência? Aquilo que vos faz viver, e que vos move em tudo o que fazem no dia a dia? Orientam as vossas acções para o prazer imediato, ou para o prazer futuro duradouro?
Será um momento como ver um filme no cinema? Uma boa soneca depois de um dia cansativo? Será uma viagem? Amor? Um carreira de sucesso? Um hobby?
Ou será antes: entretenimento, mais entretenimento, aprovação, sentir-se importante, atenção, ser útil ou necessário?

Ao pesquisar os "drives", encontrei uma definição que os separa em 4 tipos, com correspondentes 4 tipos de finalidades:

FÍSICO - conforto, prazer
MENTAL - atenção
EMOCIONAL - aprovação
PODER - ser necessário, sentir-se importante

O tempo que estão a perder neste momento a ler isto acrescenta algo de melhor na vossa vida? Ou acrescentaria o tempo se estivessem ao invés a tomar um café com os amigos, ou na cama com uma amiga simpática?

Acho que tudo na vida se resume a sensações, as que temos num determinado momento porque as desejamos e concretizamos, as que temos num determinado momento não porque desejariamos, mas porque fazem parte de um percurso para as que desejamos ter num futuro.
Ao pensar assim, as coisas como dinheiro e educação tornam-se simplesmente meios para atingir um fim no futuro. Já pensaram bem em qual o vosso fim objectivo?

Julgo que me insconscientemente tudo isto já me passou pela cabeça, daí a decisão de jogar poker no lugar de uma continuação de carreira, daí um mestrado em inovação e empreendedorismo tecnológico para quem sabe um dia poder fazer a diferença. Tudo isto para ter conforto, prazer, atenção, aprovação, ser necessário e ter importância. Existirá algo que seja possível fazer ou venha a ser, em que consigamos ter todas estas sensações ao mesmo tempo?
E se num ambiente de realidade substituta ou virtual altamente evoluida, ligados a uma máquina pelo pensamento, conseguissem ter todo este tipo de sensações, trocariam a existência no mundo real por essa?
Já viram o matrix, o vanilla sky, o surrogates?

No fundo, na vida não se cometem erros, apenas se fazem experiências.